Autor Tópico: usinagem com ferr. acionada (** pequeno dilema**)  (Lida 1562 vezes)

Offline Marcos Vanzuita

• Membro
  • Agradecer +11/-0
  • operador e programador de torno cnc
Boa tarde amigos me deparei com um pequeno dilema.... fiz a programação da peça a baixo

ate ai beleza , fiz toda a programa√ß√£o, simula√ß√£o, mas para fazer o bi longo de 4 mm no raio de 20 usei a estrat√©gia de rebaixo, devido as outras op√ß√Ķes trabalham com o x e eu quero apenas o Z e C (**que √© o giro da placa**)

mas na hora de gerar o programa CN  me deparei com o moviemnto em x.....
na linha 680 ok, o problema ta nas linhas 710 e 720 que aparece o X34.59 , X28.27 e √Ī deveria e na linha 760 que aparece R20 porque nesta situa√ß√£o √© apenas para trabalhar com o Z e C para fazer o bi longo , e ali no caso o x vai alterar a medida de 32 , se algu√©m puder ajudar agrade√ßo....eu imagino que talvez tenha que se criar uma l√≥gica , sei l√°

agradeço a atenção!!!!

Offline Marcos Vanzuita

• Membro
  • Agradecer +11/-0
AMIGOS!!! esta pe√ßa mudei as estrat√©gias para ver se teria um resultado melhor ,mas mesmo assim o programa cn n√£o fica de acordo ...fiz por perfilar, fiz por desbaste, fiz por aresta e todas as formas o programa √© gerado com eixos X,Z,C e neste caso seria usado apenas Z,C  z para profundidade e c para fazer o bi longo......espero alguma luz , imagino que precisa ser feito de alguma forma espec√≠fica ou ser criado alguma l√≥gica par quando ser usado nesta situa√ß√£o para apenas ser ativado os eixos que precisa ser usado nesta quest√£o .

fico no aguarde de ajuda ou dica! 

Offline Marcos Vanzuita

• Membro
  • Agradecer +11/-0
Sr. Adriano, gostaria de um esclarecimento se poss√≠vel a respeito a situa√ß√£o da pe√ßa descrita acima, fiz alguns teste e tamb√©m um membro do f√≥rum o Anderson que mostrou interesse em ver a quest√£o que demonstrei fez isso com o p√≥s que ele tinha e tivemos o mesmo resultado, o programa n√£o fica de acordo, eu testei em m√°quina mas devido os valores de X ele gera o programa errado, gostaria de saber se √© presido criar uma l√≥gica para que o p√≥s crie o programa certo para este tipo de situa√ß√£o.....aguardo um parecer do Sr. , e dos membros do for√ļm para estarmos esclarecendo esta quest√£o e ficar de ajuda para demais que futuramente tiverem o mesmo problema.

ATT,Marcos.

Offline Adriano Tavares

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • Agradecer +137/-0
Marcos, bom dia.

Pode disponibilizar o arquivo ppf e o pós?
Na prática, não importa apenas o que um software é capaz de fazer...

E SIM o que você é capaz de fazer com ele!

Adriano Tavares

Offline Marcos Vanzuita

• Membro
  • Agradecer +11/-0
Adriano ,boa noite ......mando assim que possível,obrigado pela tenção!!

Offline Marcos Vanzuita

• Membro
  • Agradecer +11/-0
VOU DEIXAR MEU EMAIL PARA ENTRAR EM CONTATO E PODER ENVIAR ARQUIVOS

marcosvanzuita@live.com

se quiser deixar o seu para eu poder enviar os arquivos.....

Offline Carlos Farias

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • Agradecer +54/-0
  • Edgecam's Master
    • EdgecamBR
Boa noite Marcos,

A principio, o pós processador está gerando o programa com conversão de coordenadas Polar para Cartesiano. Veja o G12.1 ativado na linha 700.

Sugiro que verifique se sua máquina tem este código G disponivel. Se tiver, a programação é XY cartesiano mas é escrita em XC (onde C é a coordenada em Y).

Powerfull Solution
Edgecam's Master

"Very helps those who little question.
Sage is those knows to search."

Offline Marcos Vanzuita

• Membro
  • Agradecer +11/-0
Carlos, obrigado ai pelo retorno, sim a máquina trabalha com código G12.1

Offline Marcos Vanzuita

• Membro
  • Agradecer +11/-0
Sr. Carlos poderia passar imagem de onde devo fazer a alteração se for possível para me auxiliar, ajudaria muito.....

Offline Carlos Farias

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • Agradecer +54/-0
  • Edgecam's Master
    • EdgecamBR
Sr. Carlos poderia passar imagem de onde devo fazer a alteração se for possível para me auxiliar, ajudaria muito.....

O jeito mais fácil é executar o programa na máquina e verificar se ela não exibe o Erro "Codigo G inválido". Alguns fabricantes de maquina vendem este recurso opcionalmente.
Powerfull Solution
Edgecam's Master

Offline Marcos Vanzuita

• Membro
  • Agradecer +11/-0
rodei o programa em m√°quina n√£o ocorre mensagem de erro, mas o programa gerado fica errado ele faz movimento a mais do que apenas o bi longo da pe√ßa , anteriormente  tinhas me pedido o envio do p√≥s isso ainda seria poss√≠vel para dar uma olhada e quem saber mostrar onde fazer a altera√ß√£o caso ache algo de errado????

Offline Carlos Farias

• Administrador
  • Membro Vitalício
  • Agradecer +54/-0
  • Edgecam's Master
    • EdgecamBR
Nas linhas N670 e N680, troca o valor do C por C0 e faz um teste pra ver se o oblongo sai no lugar certo.

Em muitos casos, o G12.1 não pode ser acionado em qualquer C, deve ser na posição C0. Talvez seja esse o seu caso.
Powerfull Solution
Edgecam's Master