Placa_nvidia.png

Como configurar placas de vídeo

Você já teve dificuldades para selecionar geometrias? Dificuldades na visualização devido à rastros do mouse? Já tentou abrir o Edgecam em um computador sem placa de vídeo dedicada? 

Veja algumas configurações que podem te ajudar a ter um melhor desempenho.

Muitas vezes percebemos pequenos travamentos ou dificuldades para manipular modelos, lentidão, instabilidade do simulador, entre vários outros sintomas de que a interface do Edgecam não está respondendo como gostaríamos.

O primeiro passo é verificar se o computador atende os pré requisitos estipulados. Neste momento é importante entender que pré requisitos são descritos para o funcionamento básico do software, sendo que, dependendo do trabalho que está sendo realizado, você pode ter problemas se sua configuração estiver no limite do mínimo recomendado.

Os tais Pré Requisistos são alterados constantemente devido a novos sistemas operacionais, mudanças gráficas, entre outros fatores. Para manter-se atualizado, você pode sempre verificar no link abaixo a configuração recomendada:

http://help.edgecam.com/Content/Online_Help/en/Install/Install.htm#Hardware_and_Software_Requirements.htm

Meu computador atende os pré requisitos, mas os problemas continuam.. o que fazer?

Atualizar o driver da placa de video:

Embora isso pareça redudante de ser dito, diversas vezes vi problemas serem resolvidos apenas atualizando os drivers das placas de vídeo. Sempre ao atualizar versões, verifico as atualizações dos drivers para otimizar a utilização do Edgecam.

Configurar o driver da placa:

Algumas placas de vídeos trabalham com perfis de softwares, ou seja, dependendo do software que você está utilizando, algumas configurações são ativadas ou desativadas. Vejamos como fazer essa otimização com placas Nvidia Quadro, que são as que eu uso diariamente.

Acessando o Painel de controle da placa: ( Botão direito na área de trabalho/ Painel de controle NVIDIA)

Se seu driver estiver atualizado, você deverá encontrar o perfil WorkStation App- Dynamic Streaming.

Essa configuração é recomendada pelo Edgecam.

Placas Híbridas

 

Esse conceito tem se popularizado e representa uma proposta bem interessante. Trata-se de duas placas, sendo uma dedicada e outra em um chipset. Utilizando recursos básicos, como navegadores de internet, e-mail, office, a placa integrada processa os dados necessários. Ao utilizar softwares como o Edgecam por exemplo, a placa dedicada é ativada.

Isso tem como proposta um menor aquecimento e economia de energia, o que é importante em laptops quando estamos usando a bateria por exemplo. 

Para configurar, basta acessar o driver da placa de vídeo, em geral você poderá escolher qual deseja utilizar, ou se deseja que o driver escolha automaticamente.

Particularmente eu deixo sempre configurado para a utilização da placa NVIDIA, utilizando o método Hibrido apenas quando preciso poupar bateria.

 

Não tem placa de vídeo dedicada?

Se você não tem placa de vídeo dedicada ou está enfrentando problemas com a sua, você pode ativar apenas a renderização de software. Isto não é uma solução definitiva, mas pode ajudar a trabalhar com o Edgecam em computadores sem os pré requisitos gráficos.

Para ativar a renderização de software, abra as configurações no Launcher do Edgecam e ative o recurso.

 

Estas foram algumas dicas sobre configurações de placas de vídeo. Certamente se você utilizar uma placa NVIDIA, poderá testar na prática estes recursos. Se você uitliza outros modelos de placas, pode encontrar configurações similares com o mesmo objetivo.

 Sds,

 Adriano Tavares